Aloysio Clemente Maria Infante de Jesus Breves Beiler

Advogado, especialista em Direito Ambiental e pesquisador da História Fluminense. Curador dos Guias Culturais do Vale do Café e da Costa Verde.
 


"Na infância e adolescência na pequena cidade de Piraí, RJ, região serrana fluminense, cresci ouvindo as histórias contadas por minha avó e madrinha Maria Eugênia de Souza Breves. Inacreditáveis naquela época, as histórias sobre as fazendas de café, escravos, barões, riquezas e tragédias que se abateram sobre aquela região, fascinavam  e despertaram a curiosidade no jovem, que aos poucos passou a se dedicar a compreender e estudar o passado familiar.

O passado ainda recente está presente no Vale cortado pelo Rio Paraíba, que atualmente chamamos de Vale do Café. O casario colonial, o barroco das igrejas, os dormentes e as antigas estações da linha férrea, o Jongo, e nos inusitados pés de café que encontramos nas matas.

Em 1996, coloquei numa incipiente Internet, num provedor em português dos Açores, o sítio digital intitulado de "História do Café no Brasil Imperial". Hoje, o BrevesCafé é um sítio digital com farto acervo à disposição de todos. Feito com carinho, ampliado e revisado, pois é árdua a tarefa em tratar da melhor forma possível o registro de uma época.

Desejo aos navegantes digitais uma boa viagem pelo Vale do Café.

Um abraço do autor.


© 1996/2015 - Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler...............
 História do Café no Brasil Imperial