Os Gonçalves de Moraes. Barões do Pirahy

Retornar

 
 
   
  Em atendimento ao disposto na Lei de Terras, de dezoito de Setembro de mil oitocentos e cinquenta, e em observação do Regulamento da mesma Lei, Capítulo 9 e Artigo 91, o Exmo. Sr. Barão do Piraí, declara que é possuidor dos imóveis abaixo:  
     
 
Fazenda da Jurea e Fazenda São Lourenço
 
     
  Registro de terras do Exmo. Barão do Pirahy
Reg.No. 6 Fls.02v

Aos vinte e um de outubro de mil oitocentos e cincoenta e cinco me forão apresentados os exemplares das terras possuídas pelo Exmo. Barão do Pirahy, cujos exemplares contem o seguinte.
O abaixo assinado é possuidor de duas fazendas na freguezia de Nossa Senhora das Dores, sendo uma denominada Juréa de meia legoa quadrada com as confrontações de um lado com o Barão de Santa Isabel, e seus herdeiros, e por outro lado com a fazenda de São Lourenço, por outro, com Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo cuja meia legoa de terras é concedida por carta de Sesmaria.
Huma outra fazenda denominada Ponto da Esperança, digo Ponto da Espuma, com dous quartos e meio pouco mais de ... que houve por compra dos herdeiros da viúva do falecido João Moreira, confrontando por um lado com Luiz Rodrigues Soares e por outro com Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo, e por outro com Joaquim José Ferraz de Oliveira.
Três Saltos, vinte e um de outubro de mil oitocentos e cinquenta e três, digo cincoenta e cinco. Com procuração de meu pai, o Excelentíssimo Barão do Pirahy. Joaquim José Gonçalves de Moraes.
Nada mais contem os referidos exemplares, que me forão apresentados que depois de os conferir, entreguei um ao portador com a nota da ... apresentado e de ter sido registrado, e outro fica em meu poder, numerado e ... Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Pirahy. 21 de outubro de 1855.
Pg. 750:00
Pe. Domingos Rodrigues Salgado. Vigário Encomendado.
 
     
 

Terreno junto à matriz de N. S. das Dores do Pirahy

 
     
  Registro que faz o Exmo. Barão do Pirahy
Reg.No. 50 Fls.17v

Aos quatorze dias do mês de fevereiro de mil oitocentos e cincoenta e seis, me foi apresentado os exemplares em duplicata de um terreno possuido pelo Barão do Pirahy no districto desta freguesia das Dores do Pirahy, cujos exemplares comtem o seguinte.
Digo eu Joaquim Gonçalves de Moraes, abaixo assinado que na qualidade de procurador de meu pai, o Excelentíssimo Barão do Piraí, declaro que o mesmo Excelentíssimo Barão, é possuidor de um terreno com casas, contíguo à Matriz de Nossa Senhora das Dores do Pirahy, havido por compra feita a Luiz Nunes Machado, tendo de extensão pela frente, setenta e seis palmos e pela parte da estrada, cento e cincoenta palmos, pouco mais ou menos, confrontando pelo lado da frente com o Largo da Matriz, por outro lado com a estrada e por outro com os terrenos de Domiciano Benicio Chaves e Cândido ... por ser ... e em cumprimento da Lei de Registro de Terras, capítulo nono e Artigo noventa e um, tenho feito minha declaração segundo minha consciência, e rogo ao Reverendo Vigário Encomendado da dita freguesia de Nossa Senhora das Dores, haja de registrar no respectivo livro do Registro.
Fazenda Três Saltos, quatorze de fevereiro de mil oitocentos e cincoenta e seis. Joaquim Gonçalves de Moraes.
Nada mais comtem os referidos exemplares que na verdade copiei e aos mesmos me reporto, que depois de os conferir, entreguei um ao portador com a nota de me serem apresentados e de serem registrados: outro ficam ... numerados e emcapados. Freguesiz de Nossa Senhora das Dores. 14 e fevereiro de 1856.
Pg. de R. 868. Pe. Domingos Rodrigues Salgado. Vigário Encomendado.
 
     
 
Sítio Botafogo
 
     
  Reg. no. 75 Fls.27
O Exmo. Barão do Pirahy cumprindo com o disposto no Regulamento que baixou com o Decreto no . 1318 de 30 de janeiro de 1854, declara que possue na freguesia de Sant'Anna do Pirahy, um sitio chamado Botafogo uma porção de terras cuja extenção é de dois quartos de legoa, pouco mais ou menos, as quaes confrontão por hum lado com o Comendador Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo, por outro com o Rio Parahiba, por outro com Joaquim José Gonçalves de Moraes e por outro com o Comendador Silvino José da Costa. Villa de Sant'Anna do Pirahy, 26 de novembro de 1855. Com procuração, Jeronimo Elisio dos Reis. Desta 902... Aprezentado nos 26 de outubro de 1855. Vigário Justino Furtado de Mendonça.
 
 
     
 
Fazenda dos Três Saltos
 
     
  Reg. 56 Fl. 32v
Declaração do Registro de terras possuidas pelo Barão do Pirahy.
Digo eu Joaquim Joze Gonçalves de Moraes, abaixo assignado, que na qualidade de procurador de meu Pai, o Excellentíssimo Barão do Pirahy, declaro, que o Excellentíssimo Senhor, he senhor, e possuidor de uma Fazenda denominada dos Tres Saltos, de cuja ... confrontam o Rio Parahyba... José de Souza Breves, por outro lado com o Comendador Silvino José da Costa, e por outro com os herdeiros de Domingos de Souza Breves, cuja legua de terras he concedida por carta de Sesmaria. E por ser verdade, e em cumprimento da Lei de dezoito de Septembro de mil oitocentos e cincoenta, em observação do Regulamento da mesma Ley, cappitulo nono e artigo noventa e um, tenho feito a minha declaração segundo a minha legal consciência, o qual rogo ao Senhor Cônego Antônio Tolentino ..., vigário d'esta Freguesia, haja de registrar no competente Livro de Registros. Arrozal, 28 de fevereiro de 1856.
Joaquim José Gonçalves de Moraes. E por ser verdade mandei grafar a presente declaração...
Vigario Antônio Tolentino ...
 
     
 
Fazenda Arrozal
 
     
  Reg. 58 Fl. 57v

Declaração do registro de terras possuídas pelo Barão do Pirahy

Digo eu, Joaquim José Gonçalves de Moraes, abaixo assignado, que na qualidade de procurador de meu Pai, o Excellentíssimo Barão do Pirahy, declaro que o mesmo Excellentíssimo é possuidor de uma fazenda denominada Arrozal, com meia legua, pouco mais ou menos, cujas confrontações são de um lado com o Comendador Valerio Luiz de Menezes, por outro lado com João Antonio Alves, por outro lado com o Comendador José de Souza Breves, e por outro lado com D. Brites Clara de Souza Breves. Cujas terras houve por compra a Dona Maria Pimenta de Almeida Breves. E por ser verdade, e em cumprimento da Ley de dezoito de Septembro de mil oitocentos de cincoenta, em observação do Regulamento da mesma Ley, Cappitulo Nono, e Artigo Noventa e um, tenho feito a minha declaração segundo a minha consciência, a qual rogo ao Senhor Cônego Antônio Tolentino Legal, vigário d'esta Freguesia, haja de registrar no competente Livro de Registros. Arrozal, 28 de fevereiro de 1856.
Joaquim José Gonçalves de Moraes. E por ser verdade mandei grafar a presente declaração e somente me assignar. Conego Antonio Tolentino Legal.

 

 
 
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.