© Projeto História do Brasil no Café Imperial

 

 

[Voltar]

 

...Biografia

Joaquim José de Souza Breves Filho


Joaquim José de Souza Breves Filho

Deputado Constituinte e fazendeiro

Dr. Joaquim José de Souza Breves nasceu à 6 de julho de 1846, na fazenda de São Joaquim da Gramma, município de São João Marcos. Filho do Comendador Joaquim José de Souza Breves e de dona Maria Izabel de Moraes Breves, neto do Capitão-mór José de Souza Breves e do Barão de Piraí.

Formando-se em 1869, iniciou a sua vida pública exercendo o cargo de Promotor da Comarca de São João do Príncipe. A política porém, o atrairia desde o seu discurso acadêmico. Alistando-se no Partido Liberal foi um denodado campeão das idéias mais adiantadas desse partido.

                Exerceu por várias vezes os cargos de Vereador e Presidente da Câmara de São João Marcos, seu município natal, onde sempre gozou de sinceras dedicações e justa estima, como chefe de grande prestígio. Com sua influência política extendendo-se a todo o 12o Distrito da Província, disputou em várias legislaturas o mandato de Deputado, quer na Assembléia Provincial, quer na Assembléia Geral, logrando ser eleito nas legislaturas de 1876 a 1881, e 1881 a 1886, tendo sido nesta última o leader do Partido Liberal.

O Dr. Joaquim Breves foi incontestavelmente um ilustre e benemérito fluminense. A sua vida foi um exemplo de  firmeza de caráter, honradez e patriotismo. Casou-se em 11 de Novembro de 1876, com Dona Justina Bello de Souza Breves, senhora de altos méritos e virtudes, sua dedicada companheira até o seu falecimento, que se deu em 27 de junho de 1912. Desse consórcio houve os seguintes filhos:

                Maria Eulália de Souza Breves, religiosa, diretora do Asilo Bom Pastor, de Belo Horizonte; Joaquim Breves Filho; Luiz de Souza Breves; Justina Breves Pimenta Veloso, falecida, casada com o Dr. Rodolfo Pimenta Veloso; Carmem Breves Rodrigues Peixoto, falecida, casada com o Dr. João Cornélio Rodrigues Peixoto; Evangelina de Souza Breves, religiosa, diretora do Asilo Bom Pastor, de Recife; Eulalia Mercedes de Souza Breves; Victor de Souza Breves; Maria da Conceição de Souza Breves, religiosa, diretora do Asilo de Irmãs de Caridade de Fortaleza; Cecília Breves Falcão, casada com Eduardo Falcão, e engenheiro Wencesláu de Souza Breves.

[Voltar]

© Projeto História do Café no Brasil Imperial — Todos os direitos reservados.