© História do Brasil no Café Imperial

 

 

[Voltar]

 

...Biografia

Maurice Haritoff

 

Maurice Haritoff

Com o falecimento de Alexis Haritoff, a viúva Ana de Houy Haritoff passa a residir em Paris, com os filhos: Maurício, Helena, Eugênio e Vera.

Em Paris os Haritoff, para seus sucessos na alta sociedade, juntavam à fortuna e ao gosto de dissipá-la, à condição de nobres russos.

Em visita ao Brasil, na fazenda do Pinheiro, Maurice conhece Ana Clara, filha do comendador Silvino José da Costa e Ana Clara Breves de Moraes Costa.

Não tardou o casamento, ainda em 1867 (10 de outubro), realizado na fazenda Bela Aliança (estação de Vargem Grande, município de Piraí) dos Moraes Costa (13). Era bem jovem o gracioso par - ela na flor dos 17 anos, ele na casa dos 25.

Dentro em pouco regressava ao Velho Mundo Maurício Haritoff com a esposa, que amava com os desdobramentos de sua raça. E com ela levava a felicidade.

A Europa os atraía; a um, para retornar; a outra para conhecer.

Iam integrar-se na vida elegante de Paris, Maurício já agora marido fiel e apaixonado, com casa nos Campos Elíseos, em que recebiam com aquela nota de suntuosidade que os russos sabiam dar, quando tinham recursos, a seu trato social.

ASSENTO DO CASAMENTO DO CONDE MAURÍCIO HARITOFF E ANA CLARA DE MORAES COSTA

AOS ONZE DE OUTUBRO DE MIL OITOCENTOS E SESSENTA E CINCO, EM CUMPRIMENTO DA PROVISÃO DO EXCELENTISSÍMO E REVERENDISSÍMO SENHOR VIGÁRIO CAPITULAR DESTE BISPADO, QUE FICA ARQUIVADA NESTA PARÓQUIA, EM CASA DE RESIDÊNCIA DE D. ANA CLARA DE MORAES COSTA, DEPOIS DE FEITAS AS DILIGÊNCIAS DO ESTILO EM PRESENÇA DO REVERENDISSÍMO MONSENHOR Dr. JOÃO ONOFRE DE SOUZA BREVES, DE MINHA LICENÇA E DAS TESTEMUNHAS COMENDADOR JOSÉ DE SOUZA BREVES - THEODORO DE SMIRNOSS, PRIMEIRO SECRETÁRIO DA LEGAÇÃO IMPERIAL DA RÚSSIA, LUIZ DE LIMA E SILVA, SE RECEBERAM EM MATRIMÔNIO MAURÍCIO HARITOFF COM D. ANA CLARA DE MORAES COSTA ESTA FILHA LEGÍTIMA DO COMENDADOR SILVINO JOSÉ DA COSTA E DE ANA CLARA BREVES DE MORAES COSTA NATURAL DA FREGUESIA DE SÃO JOÃO BATISTA DO ARROZAL, MORADORA NESTA FREGUESIA E AQUELE FILHO LEGÍTIMO DE ALEXIS HARITOFF E D. ANA HARITOFF, NATURAL DA RÚSSIA. E PARA CONSTAR SE FEZ ESTE ASEENTO QUE ASSINEI.

POR COM. DA CAM. ECLª

O VIGº Pe. PEDRO D'ANDREA ( LIVRO 2º DE CASAMENTOS DA MATRIZ DE SANTANA DO PIRAÍ , FOLHA 129 Vº E 130)

[Voltar]

© História do Café no Brasil Imperial — Todos os direitos reservados.