Brasões e símbolos

Retornar

 
     
 

BRASÃO DE ARMAS - PINHEIRAL, RJ.

DESCRIÇÃO - Fixado de quatro pontas:

Em chefe: Campo de azur (azul), com 5 estrelas de 5 pontas em or (ouro), representando o progresso.
A segunda faixa cortada ao meio: o primeiro campo em azur (azul), representando a Estação Ferroviária de Pinheiral (em sua cor), que muito contribuiu para o desenvolvimento local; o segundo campo em azur (azul), representando as olarias (em sua cor) por muito tempo fizeram parte da economia do Município.
A terceira faixa em azur (azul), representando a Fazenda São José do Pinheiro em sua cor ladeadas de dois pinheiros em sinople (verde), marco da fundação da Vila de Pinheiral pela ilustre figura de José Joaquim de Souza Breves, integrante de uma das mais importantes famílias da época dos Barões do Café.
A última faixa (em pala): em campo de azur (azul), com a representação do Rio Paraíba do Sul em argent (prata), do qual depende toda base da economia do Municípío.
O escudo de Pinheiral tem à sua destra um ramo de café (em sua cor), representando a principal atividade agrícola, mareada na época dos “Barões do Café”; a sua sinistra, temos o símbolo da indústria e comércio em argent (prata).
Porta Timbre: representado com as cores do Brasão da família Breves em sabre (preto) e em argent (prata).
Timbre: Coroa mural representando a emancipação do Município em argent (prata).
Listel: “Pinheiral” ao centro, tendo à destra o ano 1851, data de fundação da Fazenda Pinheiro e à sinistra o ano de 1995, data da criação do Município de Pinheiral.
(Stella Keller)

 
     
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial - http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.