Retornar

 

Família Souza Breves

 
 

                                                                                                                 

 
 
Reynato Frazão de Souza Breves, na porta de sua residência.

Nascido em Piraí no Estado do Rio de Janeiro em 18 de março de 1899, filho de Silvino Frazão de Souza Breves e Altina de Oliveira Couto Breves. Faleceu em 28 de outubro de 1965 próximo ao Rio de Janeiro, vítima de um acidente de carro em Nova Iguaçú.

Bisneto do "rei do café", o comendador Joaquim José de Souza Breves, tinha muito orgulho de sua estirpe e esta era sua única vaidade. Em sua casa na Praça Getúlio Vargas no. 45 ostentava na parede da sala principal, grande coleção de retratos de seus antepassados. Aos vinte anos casou-se com sua prima-irmã Maria Eugênia de Souza Breves, filha de seu tio Eugênio Frazão de Souza Breves deixando numerosa prole: José Affonso, Maria Aparecida, Margarida Maria, Thereza e o Padre Reynato Breves - biógrafo da família.

Acostumou-se ao trabalho desde muito jovem e fez fortuna graças à tenacidade e obstinação em ganhar seu sustento e prover a família.

Foi um dos mais prósperos empresários de seu tempo atuando específicamente no ramo de transporte de passageiros, transformando uma modesta linha de ônibus em sólida empresa de Viação na década de 60.

       

Casa dos Breves em Piraí, RJ.    

Sacerdote secular, membro da Academia Barrense de Letras, do Ateneu Angrense de Letras e Artes, do Instituto Genealógico Brasileiro e Orador Sacro. Biógrafo de sua família - os Souza Breves, escreveu e publicou a história da saga pioneira dos primeiros Breves que subiram a serra fluminense em 1750. Paladino da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Médio Paraíba, foi durantes muitos anos a fonte certa para os que buscavam a brilhante narrativa dos fatos que marcaram o Brasil Imperial. Desfrutou da admiração e respeito de genealogistas, historiadores e escritores que pesquisam a história fluminense.

Nascido em Piraí, sua querida terra natal, em 9 de novembro de 1935, faleceu em Barra do Pirai aos 69 anos em 2004, deixando um legado de sabedoria, determinação e carisma, como um exemplo para os que ficaram e compartilharam de sua presença.

Obras

Sant'Anna do Pirahy e a sua história, A saga dos Breves, Piraí nas Atas da Câmara.

 

 
     
  © 2007/2012 — Todos os direitos reservados: "Memórias de Piraí" -  Rio de Janeiro, RJ.