RETORNAR

 

 

 
   
   

O Asilo São Cornélio

 

Casarão onde funcionou o Asilo São Cornélio (hoje Faculdade Souza Marques) no bairro do Catete, Rio de Janeiro.

 
    Os Breves Cornélio dos Santos  
   

                                                                                                                 

 
 
Na administração de Paulino José Soares de Souza (1890-1901) que assumiu a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia já sob o regime republicano, foi fundado o Asilo de São Cornélio, um estabelecimento de amparo à infância e à juventude, instalado na antiga residência do empresário fluminense Comenador Joaquim Cornélio dos Santos, na rua do Catete no. 6. Logo na estrada à esquerda, está a estátua Atalanta, de Lepautre. No mesmo prédio estão duas escadas de ferro que foram construídas de forma simétrica. Os corrimões são sustentados por carrancas e as pilastras de apoio são formadas por quatro estátuas de meninos. Do outro lado do prédio está a estátua de Hipômenes que traz na mão uma maçã de ouro e foi esculpida por Coustou. Preservado o casarão hoje abriga as instalações do Curso de Medicina da Faculdade Souza Marques. 

O casarão é tombado pela 6a.SR do IPHAN. Esse casarão, na rua do Catete nº 6, foi construído em 1862 para João José Ribeiro e adquirido pelo Comendador João Martins Cornélio dos Santos seis anos mais tarde. Foi residência da família por muito tempo, legado por testamento à Santa Casa de Misericórdia. E uma construção térrea com porão, tendo para rua embasamento de mármore, várias janelas de peitoril com ombreiras de cantaria e vergas de arco pleno. O frontão é encimado por platibanda revestida de estuque. Internamente ainda se conservam estuques e pinturas murais.


TOMBAMENTO: Asilo São Cornélio: prédio (Rio de Janeiro, RJ)

Descrição:Edificação com data de 1862 na fachada, foi adquirida em 1868 pelo Comendador João Martins Cornélio dos Santos, para sua residência. Este deixou em testamento a propriedade para a Santa Casa de Misericórdia, que aí instalou um asilo, com a invocação de São Cornélio, inaugurado em 1900. Extensa casa térrea com porão, apresenta para o logradouro embasamento revestido de mármore, seqüência de janelas de peitoril com ombreiras de cantaria e vergas de arco pleno. A frontaria é encimada por platibanda revestida de azulejos, tendo, ao centro, tímpano com baixo-relevo de estuque. Sobre a platibanda, estatuetas de mármore marcam as prumadas das pilastras e cunhais. Nas duas extremidades da fachada, pequenos jardins com gradil de ferro fundido. Internamente, a edificação preserva, em muitos salões, tetos de estuque com baixo-relevo e pintura. Após sua aquisição pela Faculdade de Medicina Souza Marques, foi construída uma série de edificações na área localizada aos fundos da casa histórica, de feição puramente comercial.


Uso Atual:Faculdade de Medicina Souza Marques
Endereço: Rua do Catete, 6 - Rio de Janeiro - RJ
Livro de Belas Artes
Inscrição:175 Data:15-7-1938

 

 
 
       
       
    © 1996/2013 — Todos os direitos reservados: BREVESCAFÉ - História do Café no Brasil Imperial  
    Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler. Rio de Janeiro, RJ.