Os Breves do Sul

Retornar

 
     
 

 
  Demolição da Usina Adelaide  
     
  Breves - portugueses e alemães. A fantástica saga brasileira na província catarinense.  
     
 

Markus Konder: 

n.5-5-1855, Tréveris, Alemanha; + 1890, Itajaí.

Emigrou aos 19 anos, para Itajaí, exercendo inicialmente a função de professor, para a qual fora encomendado.

Casou-se com Adelaide Silveira Flores, (+16-17-1958), sobrinha da Baronesa do Piraí, Cecília Pimenta de Almeida Frazão de Souza Breves , filha do Cel. José Henrique Flores, chefe político. Prosperou como comerciante, havendo sido partidário de Hercílio Luz. Pai dos assim chamados "Irmãos Konder", a saber, Marcos (5-1-1882), Adolfo (16-2-1884), Victor, ( 21-2-1887). Suas filhas, casadas respectivamente com Bornhausen e Reis, deram também origem aos conhecidos grupos familiares Konder Bornhausen e Konder Reis.

Marcos Konder - (ltajaí 1882 - 1962). Industrial, financista, político e intelectual, foi prefeito de Itajaí no período de 1915 a 1930. Revelou-se administrador extraordinário. Como escritor cabe destaque para a sua obra "A Pequena Pátria", crônica histórica sobre Itajaí.

Adolfo Konder - (ltajaí 1884 - Rio de Janeiro 1956). Bacharel formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, S.Paulo, fez jornalismo e fundou o "Novidades" juntamente com Tibúrcio de Freitas. Foi diplomata, Deputado Federal, Secretário de Estado e Governador de Santa Catarina. Fundador da cadeira no. 26 da Academia Catarinense de Letras, foi destacado orador.Dr.Adolfo Konder - Arquivo da Fundação Genésio Miranda Lins

Victor Konder - (Itajaí 1886 - Rio de Janeiro - 1941). Bacharel em Direito, jornalista, promotor público, Secretário de Estado. Em 29 de maio de 1926, foi convidado para o cargo de Ministro da Viação e Obras Públicas do governo de Washington Luiz. À sua ação como Ministro se deve a consolidação do Porto de ltajaí. Pertenceu à Academia Catarinense de Letras e foi o fundador da cadeira no. 8.

Irineu Bornhausen -(ltajaí 1896 - 1974) - Empresário, vereador, Prefeito Municipal, Governador do Estado de Santa Catarina e Senador da República. No seu governo municipal foi criado o Ginásio Municipal e, como Governador do Estado, implantou a rede de água de ltajaí e o Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen e apoiou a criação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexandre Marcos Konder - (ltajaí 1904 - Rio de Janeiro 1953). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, foi jornalista e escritor. E autor de várias obras de viagem, teatro e romances: "Vidas e Tradições Japonesas", "Nossos Vizinhos dos Andes", "História do Japão" e "Os Halifax".

 

 
     
 

© 1996/2011 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.