BrevesCafé
 
 
  2021 - "Breves-Sauzey, Cavaleiros da Legião da Honra Francesa nascidos em Piraí. Franceses no Vale do Café". Revista Vale do Café.
https://revistavaledocafe.com.br/2021/05/24/breves-sauzey-cavaleiros-da-legiao-da-honra-francesa-nascidos-em-pirai-franceses-no-vale-do-cafe/
 
  • Artigo. Revista de História da Biblioteca Nacional (v. 2, p. 82-85, 2007). O imperador do café. ISBN: 1808-4001 <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/retrato/o-imperador-do-cafe>
  • Artigo. História e-História. Uma roda de jongo africano na serra da Beleza. 03 junho de 2009. Publicação com o apoio de NEE - Núcleo de Estudos Estratégicos / Arqueologia - UNICAMP.  ISSN 1807-1783. <http://www.historiahistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=91>
  • Artigo. História e-História (v. 1, p. 1/51-2/51, 2007). Pontal da Marambaia - A intervenção no meio ambiente por remanescentes de escravos e a Marinha do Brasil. Dano ambiental, preservação, ou direitos adquiridos pelos quilombolas? Publicação com o apoio de NEE - Núcleo de Estudos Estratégicos / Arqueologia - UNICAMP.  ISSN 1807-1783. <http://www.historiahistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&ID=51>
  • Monografia: "Cidades Mortas: Declínio econômico das cidades do médio Paraíba na província do Rio de Janeiro no ciclo café. Aspectos econômicos, históricos e sociais. Pós-Graduação em Gestão da Excelência Empresarial. UNIFOA - Fundação MUDES, e EMBRATEL S.A. Rio de Janeiro 2001.
  • Monografia: “Pontal da Marambaia - A intervenção no meio ambiente por remanescentes de escravos e a Marinha do Brasil. Dano ambiental, preservação, ou direitos adquiridos pelo quilombolas?”. Pós Graduação- IAVM-UCAM- Universidade Cândido Mendes, RJ.
  • Pesquisa jurídico/etnográfica sobre os quilombos da Marambaia e Bracuí em Angra dos Reis, e sobre o universo quilombola dos escravos oriundos das antigas fazendas de café dos Souza Breves.
  • 2021 - "Breves-Sauzey, Cavaleiros da Legião da Honra Francesa nascidos em Piraí. Franceses no Vale do Café". Revista Vale do Café.

https://revistavaledocafe.com.br/2021/05/24/breves-sauzey-cavaleiros-da-legiao-da-honra-francesa-nascidos-em-pirai-franceses-no-vale-do-cafe/

  • O site brevescafe.net se transformou ao longo dos anos em referência para a pesquisa acadêmica de alunos de pós-graduação e mestrado, em pesquisas direcionadas para a história do vale do Paraíba, livros e material para complementação de pesquisas.
 

Coletânea Contos de São João Marcos Vol.1 - E-book e Livro. Editora Cidade Viva, Rio de Janeiro, RJ. 2014. Conto: "Um portal para o passado.  Mistério no parque."

E-BOOKS – Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (saojoaomarcos.com.br)

 
Com esta chamada no Jornal Folha da Rua Larga iniciei uma série de artigos sobre a região do Centro do Rio de Janeiro, particularmente sobre a antiga Rua Larga de São Joaquim, que já foi Estreita, e no início do século XX passou a se chamar de Marechal Floriano.


Folha da Rua Larga 36
...O comércio do café no centro do Rio

Folha da Rua Larga 37...Usos e costumes da rua Estreita e Larga de São Joaquim

Folha da Rua Larga 38...Os capoeiras da Rua Larga

Folha da Rua Larga 39...Tropelias da polícia na refrigerante sombra da Rua Larga

Folha da Rua Larga 40...A marcha dos meninos de São Bento. Deus, Pátria e Liberdade!

Folha da Rua Larga 41...Pioneirismo na transformação do Centro do Rio.

Folha da Rua Larga 42...Comércio florescente, alforrias, missas e um pedaço de fachadas

Folha da Rua Larga 43...A onça, a pedra e um tombo no Carnaval.

Folha da Rua Larga 44...Louças azuis, vapores, brigues e peixe com abóbora no Bracuí.

Folha da Rua Larga 45...Café, omeletes, panamás e parapluies no Centro do Rio.

Folha da Rua Larga 46...Pata preta, pão francês, Filhos de Talma - Harmonia na praça.

Folha da Rua Larga 47...Filhos de Gandhy, badauê! Baianos e cariocas no ijexá da paz.

Folha da Rua Larga 48...O patriarca, a Gamboa e os pretos novos.

Folha da Rua Larga 49...Central do Brasil: o Relógio, a Providência e o Mangue.

Folha da Rua Larga 50...Porto do Rio de Janeiro: do trapiche à Operação Porto Maravilha.

Folha da Rua Larga 51...Gamboa dos barões, dos negros e portuários.

Folha da Rua Larga 52...Sinhô! A irreverência e o carisma do rei do samba

Folha da Rua Larga 53...Moinho Fluminense: farinha no saco, pão francês, samba no pé e Boa Sorte.

Folha da Rua Larga 54...Paula Brito: pioneiro da Imprensa livre no Brasil.

Folha da Rua Larga 55...Dom Obá II: guerreiro, príncipe dos esfarrapados e do povo negro.

 
© 1996/2022 - Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler...............
 História do Café no Brasil Imperial