Genealogia - Família Albuquerque Gouvêa

 N8

Ana Margarida de Albuquerque Gouvêa, nascida no Maranhão em 1854 e falecida em 12 de fevereiro de 1931. Filha do Conselheiro Francisco Maria de Freitas Albuquerque (1803-1879), Ministro do Supremo Tribunal de Justiça e de Dona Constância Clara de Freitas Albuquerque.

Foi casada em 12 de julho de 1879, com Henrique José de Carvalho Gouvêa, filho de Wencesláu José de Costa (Gouvêa) e de Dona Anna Joaquina de Moraes de Souza (Carvalho), naturais de Portugal. Nascido na freguesia de São Lourenço, Braga, Portugal, em 1854, onde foi batizado. Faleceu em 31 agosto 1919 no Rio de Janeiro. No óbito consta a assinatura de Nelson Abercambrie dos Passos Perdigão, seu genro.


Certidão de casamento de Ana Margarida de Albuquerque Gouvêa e Henrique José de Carvalho
Clique aqui
 


O Jornal Diário do Brazil de 25 de dezembro de 1884, quinta feira, registrou sua naturalização brasileira: "Foram naturalizados os súditos portugueses: Victorino José Teixeira da Motta, Henrique José de Carvalho Gouvêa e Arlindo Carneiro de Sampaio e Silva".

Capela do Espírito Santo, Guimarães. Brasão de São Lourenço e Guimarães

São Lourenço de Sande é uma povoação portuguesa do município de Guimarães, com 1.097 habitantes. Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Balazar, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar com a sede em Sande São Lourenço. Pertence ao Arcebispado de Braga.

Em 1886, Dona Ana Margarida abriu uma Confeitaria na Rua Boulevard em Vila Isabel.

   



A Imprensa, terça feira, 1 de dezembro de 1908. Henrique José trabalhou na Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico.

Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico. 1910. Foto de Augusto Malta. 

Pais de:

Bn01 – Henrique Epiphanio de Albuquerque Gouveia (n 1880), casado com Julieta Maria do Nascimento, em 30 setembro 1905, filha natural de Maria Domingues de Souza.

Bn02 - Amélia Maria de Albuquerque Gouveia Ferreira, +27mar1972, casada com Raul José Ferreira, maquinista, residente Rua Leopoldina, 266, casa 12.

Casamento da senhorita Amélia Maria de Albuquerque Gouvêa, filha de Henrique e Ana Margarida. A cerimônia foi celebrada na capela Nossa Senhora das Dores, em Todos os Santos.  

 

 

Pais de:

TN1 - Lucinda Gouvêa Ferreira

TN2 - Marieta Gouvêa da Silva. Casada com João Ferreira da Silva.

TN3 - Aída Gouvêa Ferreira, n 14 jul 1922 Rio de Janeiro

TN4 - Dejanira Gouvêa Ferreira

Bn03 - Maria Angélica de Albuquerque Gouveia, casada com João Antonio da Cruz, filho de Antonio Casemiro da Cruz e Antonia Freitas da Cruz. Pais de:

Tn1 - Mario Albuquerque da Cruz

Tn2 - Nadyr Gouveia da Cruz

Bn04 - Palmyra Maria de Albuquerque Gouvea, nascida em 21 de maio de 1891, registrada em 22 mai 1891. Casada em 10 setembro 1908, com Nelson Abercambrie dos Passos Perdigão, filho de Jorge Gomes dos Passos Perdigão e de Leonor Atabalipa de Moraes Perdigão.

O casal Palmira e Nelson.

Certidão de nascimento
de Palmira Maria de Albuquerque Gouvêa

Clique aqui
Vejam sua descendência...

© 2022 - Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler.O tempo dos Freitas Albuquerque, Gouvêa, Passos Perdigão e Gomes.