Haritoff - um nobre russo na corte brasileira

Retornar

 
     
     
 

Maurice Haritoff na Guerra da Criméia.

 
 
  Certidão de casamento de Haritoff e Regina

 
     
 
 

ASSENTO DO CASAMENTO DO COMENDADOR MAURÍCIO HARITOFF E REGINA ANGELORUM DE SOUZA

AOS QUATORZE DIAS DO MÊS DE MARÇO DO ANO DE MIL OITOCENTOS, DIGO MIL NOVECENTOS E SEIS, NO ORATÓRIO PROVISIONADO DA FAZENDA DA BELA ALIANÇA, FREGUESIA DE SANTANA DO PIRAÍ, MUNICÍPIO DO MESMO, DIOCESE DE PETRÓPOLIS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NA MINHA PRESENÇA COMPARECERAM OS NUBENTES O COMENDADOR MAURÍCIO HARITOFF E DONA REGINA ANGELORUM DE SOUZA, OS QUAIS SEI SEREM OS PRÓPRIOS COM TODOS OS PAPÉIS DO ESTILO CORRENTES E DISPENSADOS DO IMPEDIMENTO DE CULTUS - DISPARITAS, POR PERTENCER O NUBENTE Á RELIGIÃO SEISMÁTICA, POR PORTARIA DE VINTE DE MARÇO DE MIL E NOVECENTOS E QUATRO : ELE DE IDADE DE SESSENTA E DOIS ANOS, LAVRADOR, NATURAL DA RÚSSIA, RESIDENTE NESTA FREGUESIA, VIÚVO DE DONA ANA HARITOFF, FILHO LEGÍTIMO DOS FALECIDOS MAURÍCIO HARITOFF, DIGO FALECIDOS ALEXIS HARITOFF E DONA ANA HARITOFF; E ELA DE IDADE DE TRINTA E NOVE ANOS, SOLTEIRA, NASCIDA, BATIZADA E RESIDENTE NESTA FREGUESIA, FILHA NATURAL DE ISABEL, OS QUAIS NUBENTES SE RECEBERAM POR MARIDO E MULHER E OS UNI EM MATRIMÔNIO PROCEDENDO EM TODO ESTE ATO CONFORME O RITO DA SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. NA MESMA OCASIÃO BENZI O ANEL NUPCIAL E NÃO RECEBERAM AS BENÇÃOS POR SER IMPRÓPRIO O TEMPO. 
DECLARARAM QUE TEM DOIS FILHOS DE NOME ALEXIS E BÓRIS, LEGALMENTE RECONHECIDOS E QUE RECONHECEM TAMBÉM PERANTES A IGREJA.
FORAM TESTEMUNHAS PRESENTES, QUE SEI POR INFORMAÇÕES SEREM OS PRÓPRIOS, O DOUTOR EDMUNDO DE BITTENCOURT, ADVOGADO E SUA SENHORA DONA AMÁLIA FREIRE DE BITTENCOURT, RESIDENTES NO RIO DE JANEIRO, FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA PEREIRA, NEGOCIANTE E SUA SENHORA DONA MARIA VIEIRA DE SOUZA PEREIRA, RESIDENTES EM A ESTAÇÃO DE VARGEM ALEGRE, MUNICÍPIO DA BARRA DO PIRAÍ. E PARA CONSTAR FIZ ESTE TERMO QUE ASSINO COM OS CONJUGUÊS E TESTEMUNHAS DEPOIS DE ESTE LHE SER LIDO E O ACHAREM CONFORME. ERA EST SUPRA


MAURÍCIO HARITOFF ................................... DOMINGOS ANTÔNIO PIFANO
REGINA ANGELORUM DE SOUZA ....................JOÃO BAPTISTA DI NOLA
EDMUNDO DE BITTENCOURT .........................ANTÔNIO PEREIRA BELLO
AMÁLIA FREIRE DE BITTENCOURT ..................RICARDO JOSÉ DA COSTA
FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA PEREIRA ........... Pe. JOSÉ MARIA D'AGUIAR
MARIA VIEIRA DA S. PEREIRA
NOÊMIA DE BITTENCOURT
TERTULIANO TEIXEIRA DA NÓBREGA

( LIVRO 5º DE CASAMENTOS DA MATRIZ DE SANTANA DO PIRAÍ, FOLHA 15 )

Transcrito por José Maria Campos Lemos - Arquivo Municipal de Piraí - RJ

 
 
     
     
 

© 1996/2011 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.