Haritoff - um nobre russo na corte brasileira

Retornar

 
     
     
 

 
 

Comendador Silvino José da Costa e Ana Breves de Moraes Costa, pais de Ana Clara Haritoff.

 
     
 
 

DOAÇÃO FEITA A ANA CLARA HARITOFF

DIGO EU ABAIXO ASSIGNADA, QUE DESEJANDO IGUALAR A MINHA FILHA ANA, CASADA COM MAURÍCIO HARITOFF, COM OS DEMAIS DE MEOS FILHOS, QUE FORÃO DOTADOS TANTO POR MIM, COMO POR MEO FINADO MARIDO O COMMENDADOR SILVINO JOSÉ DA COSTA, PELO PRESENTE FAÇO DOAÇÃO A DITA MINHA FILHA POR TÍTULO DE DOTE DA QUANTIA DE VINTE E CINCO CONTOS DE RÉIS ( 25: 000$000) VALOR QUE ELLA HAVERÁ NA PARTE QUE ME COMPETIR COMO COMPLEMENTO DE MINHA MEAÇÃO NA FAZENDA DA BELLA VISTA E QUE SERÁ JUNTA AO SEO QUINHÃO HEREDITÁRIO. COMO POREM A DITA QUANTIA NÃO E DADA EM DINHEIRO E SÓ SERÁ REALIZAVEL NO PRAZO DE SEIS ANNOS, SEGUNDO AS CONVENÇÕES QUE A DITA MINHA FILHA TEM COM SEUS IRMÃOS À CERCA DO DESTINO DAQUELLA FAZENDA E QUERENDO INDEMNIZALA DO JURO DE OITO POR CENTO ANNO POR AQUELLE TEMPO, SERÁ A IMPORTANCIA DESTE JURO TIRADA DA MESMA FONTE E ANEXADA A QUANTIA DOADA, OBRIGANDO-ME EU A INDEMNIZALA DE QUALQUER FALTA, QUE SÓ PODE SER VERIFICADA PELA PARTILHA, NO FIM DO DITO PRAZO DE SEIS ANOS. E ASSIM FAZENDO ESTA DOAÇÃO DE MINHA LIVRE E ESPONTANEA VONTADE QUERO QUE SE CUMPRA, FICANDO A DITA MINHA FILHA POR SI OU SEOS SUCCESSORES OBRIGADA, POR MINHA MORTE A TRAZER A COLLAÇÃO A DITA QUANTIA DOADA DE VINTE E CINCO CONTOS DE RÉIS. EM FIRMEZA DO QUE MANDEI PASSAR O PRESENTE QUE ASSIGNO COM AS TESTEMUNHAS ABAIXO NOMEADAS. 

FAZENDA DA BELA ALIANÇA, 27 DE SETEMBRO DE 1866. 


ANNA DE MORAES COSTA
ANTONIO FERRª D'EÇA
JERONIMO ELIAS DOS REIS

(*) MAURÍCIO HARITOFF E SUA MULHER ANA CLARA COSTA HARITOFF, MORADORES EM PARIS - FRANÇA, EM 15/11/1866, PASSARAM ESCRITURA DE VENDA DE DIREITO E AÇÃO DE DÍVIDA E OBRIGAÇÃO AO TENENTE - CORONEL SILVINO JOSÉ DA COSTA,  POR 94: 670$551 E VENDA DO TÍTULO DE DOAÇÃO NO VALO DE: 37: 000$000.

TOTAL = 131: 670 $ 551

( FOLHA 107 , DO INVENTÁRIO DO COMENDADOR SILVINO JOSÉ DA COSTA ) Transcrito por José Maria Campos Lemos - Arquivo Municipal de Piraí - RJ

 
 
     
     
 

© 1996/2011 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.