Artigos, crônicas,monografias e resenhas.

Retornar

 
     
     
     
  1 GASPARI, Elio - (Nápoles, 1944) é um jornalista e escritor ítalo-brasileiro.   Artigos publicados  

2 SANT'ANNA, Affonso Romano de  - Poeta, escritor e jornalista.   Real Romance de M. Haritoff  

3  ANDRADE, Dilma- Dra. em História pelo Instituto de Ciências, Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense e Mestra em História Social (1994), pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  "Por que escrever a história de Rio Claro?"  

4 URBINATTI, Inoã Pierre Carvalho -   "Política e escravidão no Brasil Império; A vida de Joaquim de Souza Breves"  

5 MOTTA, Márcia Maria Menendes -  Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa, UNILI, Portugal;Doutorado em História -Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil; Mestrado em História, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.   "Breves e a Ilha da Marambaia: História e memória de um lugar"  

6 COUCEIRO, Luiz Alberto Alves - . Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia). Orientadora: Profa. Dra. Yvonne Maggie. Rio de Janeiro. Março de 2004
  "Pai Gavião e a coroa da salvação: crença e acusações de feitiçaria no Império do Brasil"  

7 THOMPSON, Estevam Costa - . Famílias traficantes nas rotas entre Angola e Brasil em fins do século XVIII. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Brasília. 2006   "Negreiros nos mares do Sul"  

8 SOARES, Julio Cesar Fidelis -  Professor de História Economica e Formação Econômica do Brasil nas Faculdades Dom Bosco em Resende-RJ. Este breve estudo está centrado na preparação de uma pesquisa mais ampla e profunda do processo da escravidão no município de Resende na Província do Rio de Janeiro. Uma vez que tal município tem grande importância frente à História Econômica do Brasil, no sentido em que foi pioneiro na implantação dos cafezais no Vale do Paraíba Fluminense, bem como pólo dispersor desta cultura para Províncias de São Paulo e Minas Gerais. Numa tentativa de leitura econômica de questão do trabalho escravo do ponto de vista do comprador desta força de trabalho, podemos visualizar algumas características que diferem o trabalho escravo do trabalho livre remunerado na região de Resende. Aprovado para apresentação em Simpósio na USS (2006).   "A Escravidão em Resende no século XIX: Uma breves introdução à análise econômica"  

9 MOTA, Fabio Reis -  Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre. Orientador: Professor Roberto Kant de Lima. Niterói- 2003.   "NEM MUITO MAR, NEM MUITA TERRA. NEM TANTO NEGRO, NEM TANTO BRANCO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS NA ILHA DA MARAMBAIA/RJ".  

10 BOECHAT, Ricardo - Jornalista.   Notícias JbOnline  

11 SABENÇA, Aloísio de Souza -     "Fazenda dos Breves - Descaso com a Fazenda do Pinheiro"  

12 FREITAS, Luiz Carlos - Mestrando em História. UNICAMP.   "Rei do Café" nos Cenários da Escravidão".   13 Jornal "Diário do Vale"   "Fazenda do Pinheiro: patrimônio histórico em ruínas"  

14 GRUPO CASARÕES.UFF - Universidade Federal Fluminense,  Pesquisa: Capela de São Joaquim da Grama - Rio Claro/RJ  

15 . UFF - Universidade Federal Fluminense, Grupo Casarões.   Pesquisa: Ruínas São João Marcos - Rio Claro/RJ  

16 Observatório Quilombola      

17 ARAUJO, Tatiana de Barros Araujo   "Patrimônio Cultural e comentários a respeito do episódio ocorrido na cidade de São João Marcos". Rio de Janeiro. 2008. TCC - Artigo Científico Jurídico apresentado como exigência final da disciplina. Trabalho de Conclusão de Curso à Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito.

 
 
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial - http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.