Um exemplo de rara dedicação

Retornar

 
     
 

O pesquisador

Encontramos em Piraí, RJ, em meio à montanhas de documentos, velhos papéis, livros, periódicos e documentos raros, o arquivista José Maria Campos Lemos.

Conhece a história local como poucos. Dedicado à pesquisa sem ser pesquisador, autodidata nos conhecimentos adquiridos, apesar de jovem, é um exemplo de profissional.

O arquivo da cidade é pequeno e fica num acanhado anexo da APAE, numa ruela transversal à rodovia que corta o bairro da Casa Amarela.

Sua única ferramenta é um velho computador onde registra o produto de sua pertinácia e seus manuscritos. Surpreende a todos com seu conhecimento quando é procurado por historiadores, pesquisadores e estudantes, até mesmo de outros Estados.

O pesquisador de arquivos tem a difícil tarefa de buscar a informação que ele supõe que exista; tratar o material, que muitas vezes está deteriorado; transcrever a informação, interpretando a linguagem arcaica, e tornar disponível esta informação para quem a procura.

Estive muitas vezes no Arquivo e sempre encontrei a boa disposição e a informação presente nesse funcionário exemplar.

Coautor de inúmeros trabalhos, às vezes sem sequer ser citado, continua sua busca perene por dados que possam enriquecer os trabalhos de outrem.

Não quer os louros da publicação, e o efêmero "obrigado" pela sua ajuda, mas sim satisfaz-se com o brilho do olhar de sua clientela voltada para a pesquisa, quando revela o produto de seu conhecimento.

Nossos sinceros agradecimentos ao profissional José Maria pelo seu trabalho em prol da HISTÓRIA e da preservação da documentação de nossos antepassados.

Algumas pesquisas desenvolvidas pelo arquivista:

  • Transcrição dos inventários dos irmãos Comendadores Joaquim e José de Souza Breves;
  • Transcrição do inventário de Silvino José da Costa;
  • Algumas notas sobre a Estrada de Ferro Pirahyense;
  • A navegação a vapor no Rio Pirahy;
  • A primeira sesmaria dos Breves, concedida a Antônio de Souza Breves;
  • Transcrição do testamento de Maria Pimenta de Almeida
  • Exertos do inventário da Baronesa do Piraí, Cecília Pimenta de Almeida Frazão de Souza Breves.

Atualmente contribui com seu trabalho para a montagem de um Centro de Documentação Histórica (CDH), que está recuperando a memória da escravidão no Vale do Paraíba, sob os auspícios da FAPERJ, da Fundação Educacional Severino Sombra, em Vassouras, chefiada pelo pesquisador Carlos Eugênio Líbano Soares, em acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Piraí.

 
     
 

© 1996/2011 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.