A Igreja Nossa Senhora da Saúde - Observatório do tráfico de escravos.

Retornar

 
     
 
     
 
A capelinha de Nossa Senhora da Saúde antes da reforma. <http://www.portalguaratiba.com.br/>
 
     
 

Pesquisa da Divisão do Patrimônio Histórico do Ex-Estado da Guanabara.

Começou, quando estudando a cultura cafeeira da província, leu-se o seguinte: "Envolveu-se o latifundiário nesse comércio peché mignão da época, para tanto, adquirindo a ilha da Marambaia, ponto de desembarque e admiravelmente adequado às embarcações negreiras". O latifundiário era José Joaquim de Souza Breves.

Desta igreja avista-se o mar aberto. Nos próprios livros da história assim se referem os autores quanto ao local "pelo mais alto dos montes, quase impraticáveis aos mesmos moradores", o que demonstra a dificuldade de acesso. Inclusive nessa época deve ter sido bem difícil a edificação da guarida neste local. A igrejinha de Nossa Senhora da Saúde está localizada bem acima do ancoradouro, o que teria possibilitado uma fiscalização completa dos barcos que entravam e saiam a "mar aberto". Atualmente a construção pertence ao Ministério do Exército, tendo servido em outros tempos para pousos dos que praticavam tiros no polígono da Restinga da Marambaia, quando ainda não tinha sido construída a ponte que liga a terra firme à Restinga, desde 1945/6. Alguns detalhes arquitetônicos da igrejinha indicam que realmente seu fim primordial não foi o templo, mas sim a fiscalização do tráfego negreiro.

O primeiro detalhe de realce é a espessura das paredes (mais de um metro), que contrasta com a edificação e servir como templo. Ao lado da igreja existe um barraco de pau-a-pique, cujo telhado, de telhas canal foi removido da igreja, quando a remoção, que pode ser considerado como mais uma prova da tese do então diretor do patrimônio Professor Trajano Quinhões. Além do difícil acesso que não teria levado sacerdotes a edificar templos para atos litúrgicos, as próprias imagens não são típicas da época, principalmente por serem de gesso e não usarem roupas de pano como de costume na época, haja visto as de Parati e Angra dos Reis.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde fica situada na Estrada da Vendinha - Barra de Guaratiba. Foi tombada pela Lei 3603/2003, pelo seu valor arquitetônico, histórico e cultural.

Hoje a capela está reformada. Vejam as fotos publicadas no Portal Guaratiba.

Notícias de Guaratiba. Publicado em 12.01.2011.
A Capela de Nossa Senhora da Saúde em Barra de Guaratiba está pronta para festa de São Sebastião. <http://www.portalguaratiba.com.br/>

   
   
 
 
     
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
brevescafe.net - Rio de Janeiro, RJ.