Retornar

Os "Breves de Moraes" Niemeyer

Foto: Olivia Niemeyer

Clara de Moraes Niemeyer - Tia Clarinha

 


 
   
  Esta foto com dedicatória estava em poder de sua sobrinha Francisca Gonçalves de Moraes (tia Burú), filha do Dr. Chiquinho em Passa-Três, Fazenda do Salto Pequeno.  
 

Fotografias cedidas por Jane Pena da Rocha, Passa-Três, RJ.

 

Clara de Moraes – neta dos Barões de Piraí, José Gonçalves de Moraes e Cecília Pimenta Frazão de Souza Breves, casou-se com o Dr. João Conrado Niemeyer. Foram proprietários da fazenda Caetés. Filha de JOAQUIM JOSÉ GONÇALVES DE MORAES - Comendador, nascido em 1812, falecido em 29/09/1886, casado com sua prima CECÍLIA PIMENTA DE ALMEIDA BREVES, nascida em 1824, falecida em 23/07/1893, filha de Luiz de Souza Breves e de d. Maria Pimenta de Almeida.  

Seus 10 irmãos:

MARIA CLARA DE MORAES - falecida em 03/07/1906, casada com seu tio-materno Joaquim Luiz de SOUSA Breves, falecido em 25/07/1892 em Porto Novo do Cunha.  

EMILIANA DE MORAES - casada com o Dr. Luiz Antônio Barbosa da Silva, filho de Antônio Barbosa da Silva e de d. Maria de Oliveira.

LEOPOLDO GONÇALVES DE MORAES - falecido em 19/04/1879 em Lisboa, Portugal.  

LUIZA CLARA DE MORAES - solteira

CECÍLIA DE MORAES - casada com o Dr. Galdino Fernandes Pinheiro, escritor, falecido em 15/03/1906 em Piraí.

JOSÉ GONÇALVES DE MORAES - interdito.

JOAQUIM JOSÉ GONÇALVES DE MORAES - advogado, interdito.

FRANCISCO GONÇALVES DE MORAES - Comendador, Médico, proprietáro da Fazenda do Salto Pequeno, em Passa Três, em Piraí, inteligente, muito espirituoso, e original. Gostava de apelidar os filhos. Foi casado com sua prima d. Hermínia MONTEIRO DE BARROS, filha de Julio Cesar de Miranda Monteiro de Barros e de d. Emiliana de SOUSA Breves, bisneta dos Barões de Paraopéba.

EUGÊNIA LUIZA DE MORAES - casada com o Dr. Manuel Antônio RODRIGUES TORRES, filho dos Viscondes de Itaboraí, com sucessão.

RITA DE MORAES - falecida, sem sucessão. Casada pela primeira vez com Francisco Santiago Gonçalves da Silva, falecido em 24/05/1895.

Pelo ramo paterno Clara de Moraes descende do capitão-mór José de Souza Breves e pelo ramo materno de Tomé de Souza Breves (irmão do capitão).

 
 

 

 

 

     

© 1996/2007— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler

História do Café no Brasil Imperial - Rio de Janeiro, RJ.