Retornar

 
 

 
     
  A rua Barão do Piraí  
     
 

A abertura da primeira rua do então curato da capela de Santana, aconteceu no fim do século XVIII. A rua começava na base do morro do Saroli indo em direção a capela primitiva de Santana que possuia um cemitério ao seu redor. Da capela a rua ia em direção aos Picões (chamada de rua das Cruzes), então entrada do curato para quem vinha de São João Marcos. Em 1839, o fiscal da vila apresenta a planta da vila de Piraí e seu arruamento, esta planta foi desenhada pelo coronel Conrado Jacob de Niemeyer e ficava exposta na entrada do Paço Municipal.Com o arruamento o Comendador Magalhães Pusso começou a vender os terrenos que lhe pertenciam pois, a vila estava dentro de sua Sesmaria das Palmeiras. Ao longo do arruamento vários cafeicultores adquiriram seus lotes entre eles: Os Barões do Piraí e Mambucaba, os Comendadores Silvino José da Costa, Joaquim e José de Souza Breves entre outros. Todo o comércio da Vila passou a funcionar na então "Rua Direita" . O revestimento da rua com pedras aconteceu em meados da década de 1880, provavelmente realizado pela Companhia Estrada de Ferro Pirahyense que também revestiu a rua que partia do adro da matriz ao cemitério. Em 1891, passa a "Rua Direita" a denominar-se Rua Senador João Alves Meira, em homenagem aos serviços prestados ao município pelo grande advogado que foi o Dr. Meira.

No ano de 1894, os adversários políticos do Dr. Meira apresentaram projeto mudando o nome da rua para "Barão do Piraí"; o projeto foi apresentado pelo Capitão Francisco João Pereira de Abreu e no dia 07 de março de 1894, foi aprovado. No início do século a Câmara mandou plantar pequenas árvores nas calçadas para imitar as reformas que o então Prefeito Pereira passos fazia no Rio de Janeiro, pelo visto não vingou esse projeto da Câmara. Com o passar dos anos o calçamento de pedra não mais atendia aos transeuntes pois apareciam os primeiros carros e caminhões na cidade e passar por aquelas pedras era o maior transtorno. Foi aí que o Prefeito Henrique Nora decidiu trocar em 1929, as pedras pelo paralelepípedo que ainda vemos hoje em nossa rua principal. Em 06 de novembro de 1936, por iniciativa do vereador José Cardoso de Sá o prolongamento da rua Barão do Piraí depois da praça Domingos passou- se a se chamar rua "Comendador Sá".

 
  Fonte: Jornal O Barão. Pirai - RJ, 5 de julho de 2011 Cidade Edição Nº 58 - Ano 5. Texto de José Maria Campos Lemos. Arquivo Municipal de Piraí.  
 

© 1996/2011 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.