Reynato Frazão de Souza Breves

Retornar

 
     
  O pioneiro dos ônibus na serra Fluminense  
     
 

 

Empreendedor e entusiasta da estrada de rodagem que substituiu o trem em Piraí, foi o primeiro a colocar em funcionamento uma linha de ônibus ligando Piraí a Barra do Piraí.

Com seu irmão Humberto de Souza Breves (Filhinho) e o amigo Antonio Severiano Pereira, idealizaram uma linha de ônibus entre Piraí e Barra do Piraí em substituição a linha ferroviária que havia sido arrancada para construção da estrada de rodagem.

Compraram uma "jardineira". Bancos à semelhança dos bondes do Rio de Janeiro. Tudo aberto. Lonas em volta, ora enroladas ora esticadas, faziam as vezes de janelas. Era a "pirúa". Ligava também Piraí a Passa-Três.

No tempo das chuvas, máxima penitência! Mais atolava que andava. Correntes nas rodas para enfrentarem os atoleiros. Queixumes e reclamações! Todos lamentavam a falta do trem. João Marques que havia sido criado na casa dos Breves pelo Sr. Reynato, dirigia a jardineira. Ora no volante, ora na enxada. Antes trabalhara num pequeno caminhão para a Rede Mineira de Viação carregando lenha.

Os três valentes: Reynato, Humberto e Antonio formam então uma sociedade - a Viação Nossa Senhora Aparecida. Alguns anos depois a sociedade foi desfeita e Reynato ficou com a linha de Barra do Piraí ao Rio de Janeiro.

Estrada é imperativo de progresso. Governar é fazer estradas, dizia o Presidente Dr. Washington Luiz. É a preocupação do povo de Piraí, é a preocupação do governo municipal: estradas. Assim se expressou o jornal "O Pirahy" em 16 de outubro de 1927.

Sobre sua personalidade: "Todos os dias acordava de madrugada, e na sua camionete Willys partia para sua fazenda "O Palmital", onde costumava passar as manhãs. Trazia na volta leite, banana e produtos da terra para sua casa. Ao meio-dia trocava a roupa cáki pelo terno e gravata e se dirigia para Barra do Piraí, onde ficava a sede de sua empresa de ônibus. Suas garagens no Rio de Janeiro e Barra do Piraí eram movimentadas e tomavam grande parte de seu tempo.  Era comum vê-lo na estrada Rio-São Paulo nesse vai-e-vém incessante cuidando de seus negócios.

Foto: João Manoel Marques da Costa - primeiro motorista da Viação Nossa Senhora Aparecida  
 
 

Fotos Livro: Sant'Anna do Pirahy e sua História, Padre Reynato Breves.

 
     
 

© 1996/2013 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
brevescafe.net - Rio de Janeiro, RJ.