Retornar

Reynato Frazão de Souza Breves
O Imbirussú - fazenda Palmital

Reynato Frazão de Souza Breves e Maria Eugênia de Souza Breves.

O casal na entrada da fazenda Palmital, em Piraí, RJ.


A propriedade foi um desmembramento da grande fazenda Meia-Laranja de seu tio Eugênio Frazão de Souza Breves, recebida na herança de sua mulher e prima. Originalmente chamada de Imbirussú, ou Embiruçú, que é o nome de uma árvore comum na mata Atlântica.

Palmital foi o nome escolhido por ele, pois enorme era a quantidade de palmitos de várias espécies que eram colhidos na fazenda. Fica a propriedade na serra das Araras em Piraí, RJ, há cinco quilômetros da cidade, cortada pelo reservatório da Light, formando uma bela paisagem. Muita água, matas preservadas e como Reynato dizia: "nunca pisou outro dono que não fôsse Breves", desde as sesmarias.

Chamava de sítio e era seu lazer matinal. No alto da serra logo após o grande eucalipto começava a descida para o Palmital. Dali em diante para onde se olhasse era tudo propriedade de Reynato. Costumava chegar às quatro horas da manhã para ver a tiragem do leite e tratar seus animais. Era recebido por Sêo Zezinho, retireiro, o moleque Alcides e Sêo Lino - velho escravo com mais de cem anos que ainda morava por lá.

Sêo Lino tratava-o com a intimidade de quem o vira nascer. Ferramentas, foices, enxadas, arreamento e outros objetos eram levados com frequência. Após a tiragem do leite costumava dar uma volta em seu animal de montaria: "correr as cêrcas" dizia.

Na parte mais alta da fazenda ficava uma grande plantação de banana que divisava com a propriedade do Dr. Stelio Bueno Galvão, e a entrada fazia divisa com a fazenda das Palmeiras que há um tempo atrás foi parte do espólio dos Breves. Nas Palmeiras, sua mulher passou parte da juventude, e Silvino, seu pai, residiu por um longo tempo.

O nome Imbirussú valeu um chiste muito usado na família por nosso avô, fazendo joça com seus primos, irmãos de sua mulher:

O quê que eu mando?
Chuchú
Colhido aonde?
No Imbirussú
Quem que manda?
É o Silvino
Portador?
É o Suíno
Quem recebe?
É o Dundú

 

O Palmital hoje nos pertence. É uma lembrança constante de nosso avô, seja por seu trabalho ou tenacidade, mas principalmente pelo exemplo de vida deixado.

   
   
     
  Fazenda Palmital - Piraí, RJ. (2004)  

Fotos do Autor.

 

 

 

 

     

© 1996/2013— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler

História do Café no Brasil Imperial - Rio de Janeiro, RJ.