História revisitada...

Retornar

 
  O turismo histórico no Vale do Paraíba. O renascimento do vale para festivais de música, cultura e gastronomia.  
     
 
A fazenda Santa Maria
Hotel Fazenda Arvoredo
 
A Fazenda Santa Maria mantém as características de uma autêntica fazenda do Ciclo do Café.

Em 1818, o Príncipe Regente D. João doou a José Luiz Gomes, Barão de Mambucaba, extensas terras com o objetivo de nelas plantar café, atividade economicamente promissora, dando origem a Fazenda Santa Maria. José Luís Gomes nasceu em Piraí no ano de 1808, onde também faleceu, em 30 de janeiro de 1855. Era filho do português Francisco Luís Gomes (irmão do escritor Padre Dr. Alexandre Caetano Gomes, lente da Universidade de Coimbra) e de Ana Margarida de Jesus de Sousa Breves, neto materno de Antônio de Sousa Breves. Era tio da Baronesa de Piraí e do Comendador Joaquim José de Souza Breves, fazendeiros em Piraí. Foi casado pela primeira vez, com Mariana Rodrigues Valladão e, na segunda vez, com Maria Rosa Luiza da Conceição. Deixou geração dos seus dois casamentos. Foi agraciado com titulo de Barão de Mambucaba, em 2 de dezembro de 1854.


Em 1836, Honório Hermeto Carneiro Leão, homem de grande força política, assume a fazenda. Nicolau Neto Carneiro Leão, herda a propriedade e recebe o título de Barão de Santa Maria. Por se tratar de pessoa de hábitos requintados, demole a antiga sede e manda construir outra maior e mais luxuosa, concluída em 1858. Seus descendentes atravessam o século e em 1903 é adquirida pelo Conde João Leopoldo Modesto Leal. A região se transforma, a pecuária se firma e o ciclo do gado se torna realidade. Em 1982 é recebida como herança pelos irmãos Ana Heloísa e Augusto Pascoli, que a transformam para Hotel Fazenda Arvoredo - 1991, iniciando assim um novo ciclo, o Turismo.

Chá Imperial

Servido aos sábados, o Chá Imperial convida os visitantes a conhecerem os sabores de bolos, biscoitos, pães, geléias e quitutes feitos através de receitas originais da Baronesa.
Após o Chá, o Barão (caracterizado com roupas de época) faz um tour pelo casarão contanto sua história e curiosidades.
É um evento cuidadosamente idealizado para preservar a história e cultura do local. Uma tarde que fascina pessoas de todas as idades.
 

Honório Hermeto Carneiro Leão, primeiro e único visconde com honras de grandeza, conde e marquês de Paraná (Jacuí, 11 de janeiro de 1801 — Rio de Janeiro, 3 de setembro de 1856), foi um estadista, diplomata, magistrado, político e monarquista brasileiro.

É considerado, ao lado de José Maria da Silva Paranhos, visconde do Rio Branco, o maior estadista do Segundo Reinado (1831-1889)

O casamento com Maria Henriqueta Neto, uma prima com grandes recursos financeiros, facilitou-lhe a ascensão social na aristocrática sociedade brasileira.Do matrimônio nasceram três filhos: Henrique Hermeto Carneiro Leão, futuro barão de Paraná, Nicolau Neto Carneiro Leão, futuro barão de Santa Maria, e Maria Henriqueta Carneiro Leão, que se casou com Jerônimo José Teixeira Júnior, futuro visconde do Cruzeiro.
Marquês do Paraná  
Nicolau Neto Carneiro Leão, primeiro e único barão de Santa Maria, (Minas Gerais, 1824 – Tiradentes, 16 de dezembro de 1894) foi um militar e proprietário rural brasileiro, cujas terras concentravam-se na região de Piraí.

Casou-se com Rita Clara Gonçalves de Oliveira Roxo, filha de Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo, primeiro barão de Vargem Alegre. Tiveram quatro filhos, entre eles Joaquina Clara Carneiro Leão, que se casou com seu primo Matias Gonçalves de Oliveira Roxo, barão de Oliveira Roxo.

 

Barão de Santa Maria  
Hotel Fazenda Arvoredo
Endereço: Estrada Santa Maria, 68, Barra do Piraí, RJ

 

 
 

http://www.hotelarvoredo.com.br/arvoredo.html

 
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.