Retornar

História do Café no Brasil Imperial
viagem pela província do Rio de Janeiro...
 
  . A história de François Savary de Brèves
     
    Origem do nome Brèves

 

Em palestra feita em 1885 na Société Academique du Nivernais - Nevers, France, o Professor Victor Gueneau relata em seu precioso documento as origens do nome BRÈVES. Em linguagem céltica, as palavras brio, brico, briv, briva, e briga indicam um fosso. Quando uma ponte foi construída sobre o fosso, a palavra passou a indicar a mesma coisa. A mesma definição é encontrada no alemão (brucke) e no inglês (bridge).(ponte sobre o Eure - Brionne), Briva Curetiae (ponte sobre o Correze).
É muito provável, que naquela região de canais havia uma ponte sobre o Yonne. Daí o nome Brèves. A origem é bem antiga.

Entrada de Brèves, próximo de Clamecy, França.
Igreja de São Simeão, Brèves.

Brèves faz parte do departamento de Niévre na região da Borgonha , cerca de 250 km de Paris. É um pequeno lugarejo, perto de uma pequena colina e por ali vivem cerca de 350 pessoas num território de 1663 hectares. A igrejinha do lugar é dedicada a São Simeão, e foi reconstruída em 1832. Uma placa muito antiga conservada perto da nave traz a seguinte inscrição: "D. Nicolas Borveav, Pastor Brevoevs, Victam aetatis, 78 anno natrem, pivs nic Filips, Tumulavit".

Canal Nivernais

Clamecy

Personalidades ligadas ao cantão de Brèves, em Clamecy.

* François Savary de Brèves (1560-1628) : Marquês de Maulévrier e Conde de Brèves, foi um diplomata francês. Embaixador de Henrique IV em Constantinopla e Roma. Um dos mais célebres orientalistas de seu tempo.

* Romain Rolland (1866-1944), escritor, está enterrado em Brèves. 
  o  
     
     
     
         
         
 

© 1996/2007— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial - www.brevescafe.oi.com.br - Rio de Janeiro, RJ.

O