Retornar

História do Café no Brasil Imperial
viagem pela província do Rio de Janeiro...
 
  . A história de François Savary de Brèves
     
    Cosme Savary.

Marquês de Maulévrier, Conde de Brèves, Sardy-les-Forges, Plessis e outras terras, foi conselheiro e primeiro-mestre de "garde-robe" (guarda-roupa) de Monsieur, único irmão do rei. Instituiu por um testamento holográfico de 26 de maio de 1652, depositado em 8 de julho de 1657, em Groyn, notário de Paris, seu legatário universal Gaston Jean-Baptiste,  seu sobrinho, substituindo seus filhos, e na falta dele, Camille irmão de Jean-Baptiste.

     
     
     

Homem de letras e artes, dedica-se a pintura e publica canções, sarabandes e vaudevilles na corte Gaston (1627).

Em FLANDRES, assim diz ele mesmo no seu testamento, Cosme fez-se retratar por Antoon van Dyck (Antuérpia, 22 de março de 1599 — Londres, 9 de dezembro de 1641). Van Dyck foi um retratista flamengo que se tornou o principal pintor da corte real de Carlos I da Inglaterra. Discípulo de Rubens, ele influenciou seus artistas contemporâneos. Na Inglaterra, ficou conhecido como Sir Anthony van Dyck.

"Dou e lego ao Sr. Conde de Montresor (Claude de Bourdeille-1606-1663, grande admirador de Monsieur) o retrato original que "Vendicq" fez de mim em Flandres, por consideração e pela amizade que me honra".


Este retrato - não identificado hoje - era uma das peças essenciais da sua coleção parisiense que contava sessenta e duas peças.

 
      Antoon van Dyck (Antuérpia, 22 de março de 1599 — Londres, 9 de dezembro de 1641). Pintor. Retratista.  
      Louis II de Bassompierre 1648-1676, bispo de Saintes.Fils du maréchal François de Bassompierre et de Marie-Charlotte de Balzac d'Entragues.
Abbé de l'église Saint Volusien à Foix.
Evêque de Saintes.
 
      Entre estas, duas cópias, uma "Descida da Cruz" de Raphael,  e outra da "Fração dos Pães" de Caravaggio, lega respectivamente a Louis de Bassompierre, bispo Saintes, e Jacques-Auguste II (1609-1677), abbé de Saint-Florentin de Bonneval."

O quadro de Raphael, certamente  é o "Dèposition Borghese", e o do Caravaggio é o "Cène à Emmaus", mais provavelmente. Essas telas entram na coleção do cardeal Scipione Borghese durante o período que François Savary foi embaixador em Roma. 

O cardeal Borghese dedicou 25 anos de sua vida para adquirir uma das maiores coleções de obras de arte do mundo. Fundou a Galeria Borghese.

Da Deposição de Cristo de Raphael é feita uma cópia para o Cavalheiro d'Arpin.

Pode-se indagar se as duas cópias parisienses não foram também executadas a pedido de François Savary.

    OO

Bernini, Gianlorenzo
Bust of Cardinal Scipione Borghese, 1632
Marble, Galleria Borghese, Rome 

     
         
         
         
 

© 1996/2007— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial - www.brevescafe.oi.com.br - Rio de Janeiro, RJ.

O