Retornar

 

 

 
  A história de François Savary de Brèves  
     
 

                                           Família Damas                                                  

 
 
Brasão de Armas de Damas Brasão de Armas de Damas Digoine   Brasão de Armas Damas Anlezy

DAMAS ou DALMAS- Família da antiga casa de Forez, localizada na região do Loire et Puy-de-Dôme

 
O primeiro que se tem notícia foi Elziran Damas, Cavaleiro e Senhor de Coufan, em Forez, no ano de 1063. Primo, afastado, de Robert Damas, que participou das Cruzadas, no ano de 1106, e suas Armas figuram na Sala dos Cruzados, em Versailles.
o
ROBERT DAMAS,nascido por volta de 1312..Casado com Isabelle de Montagu. Tiveram:
o
  Philippe de Damas, nascido por volta de 1337. Casado a 31 de Julho de 1362 com Jeanne de Crox, filha de Erard, Senhor de Croz, e de Jeanne de Vienne. Tiveram três filhos, entre eles:
o  
    JEAN DE DAMAS, nascido por volta de 1363. Senhor de Montagu, de Montigny-aux-Amoignes e de Croiz. Era irmão de Robert de Damas, nascido porvolta de 1366, e chefe do ramo dos Senhores de Digoine de Damas foi casado por volta de 1400, com ANNE DE NOURRY, Senhora de Bréves, filha de Pierre de Nourry e de Margueritte de Marigny.

Aqui, o senhorio de Breves entrou para a família Damas.

Este casal, Jean de Damas e Anne de Nourry, em resumo, foram terceiros avós de François Damas- que segue.

 

 

Ramos da casa de Damas:


* Damas of Anlezy
* Damas of Antigny 
* Damas of Athie
* Damas of Breuil
* Damas de Champléger
* Damas de Colombettes
* Damas de Cormaillon
* Damas of Couzan 
* Damas the Crux 
* Damas of Digoine 
* Damas of Esthieuges
* Damas of Jouancy
* Damas of the Sieve
* Damas de Marcilly 
* Damas de Marillac
* Damas of Rousset
* Damas of Thianges
* Damas de Vaux
* Damas of Vertpré

 
 
FRANÇOIS DE DAMAS, senhor de Montagu e de Bréves, de Maulévrier, de Sainte-Marie & de Flageres, casado com Isabeau d'Arces, filha de Philibert d'Arces, senhor de Saint Mauris em Dauphiné. É o terceiro-neto de Jean de Damas e de Anne de Nourry. Pais de:
   
  Philippe de Damas, senhor de Brèves que foi casado com Renée de Cardaillac, foi assassinado no castelo de Brèves durante as guerras religiosas.
   
  Françoise de Damas, nascida cerca de 1522; denominada a DAMA DE BRÉVES. Por falecimento de seu sobrinho Antoine de DAMAS, tornou-se a Senhora de Brèves. Foi através dela que o Senhorio de Breves entrou para a família SAVARY, por seu casamento, a 09 de Dezembro de 1544, com Denis Savary, nascido cerca de 1519, Escudeiro do Rei, Senhor de Lugny, filho de Honoré Savary, senhor de Lancosme. Denis Savary herda as senhorias de Brèves e Maulévrier.
     
    François Savary de Brèves, foi o primeiro que adotou o apelido BRÈVES, tirado de seu senhorio. Por carta patente de maio de 1625, o Rei erigiu as terras de Bréves, em Condado, para François e para os seus filhos. Pela mesma Carta Patente, François passou a portar os títulos de CONDE DE BRÈVES e MARQUÊS DE MAULÉVRIER. Gentil-Homem da Casa Real.

Desde então o apelido BREVES tornou-se famoso e importante, na França, sendo um dos seus netos, Jean- Baptiste de Savary-Brèves, agraciado com o título de MARQUES DE BRÉVES.

O Conde François BREVES, casou, por contrato de 27 de Fevereiro de 1607, com Me.ANNE DE THOU, filha de Christophe Auguste de THOU, Senhor de Plessis- Placy, e de Me.Anne Neufville-Villeroy (descendente de Nicolas de Neufville, nascido em Paris em 1542 e falecido em Ruáo em 1617, Senhor do feudo de Villeroy, de onde surgiu um Marquesado e, posteriormente, um Ducado).
   

Fonte: Carlos Eduardo Barata

 
 
     
 
© 1996/2013— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler.
História do Café no Brasil Imperial - brevescafe.net - Rio de Janeiro, RJ.