Retornar

 

 

 
  A história de François Savary de Brèves  
     
  Os primeiros Savary
 
Encontramos no Museu de VERSAILLES as primeiras referências do nome Savary, precisamente na Sala das Cruzadas, em cartas datadas de 1218 e publicadas em 1844.

JEAN SAVARY, 1218: Este cavaleiro tomou parte na cruzada de Damiette, como prova uma passagem do Cartulaire Baugerais, (Mss. lat. Bibl. imp. n° 10,044, página 85).

Eis o texto deste documento, datado de 1218:

"Jean Savary, cavaleiro, que estando como cruzado para ir a conquista da Terra Santa, deu a Abadia de Baugerais uma contribuição em alimentos e parte de sua mansão do Isle, próximo a Cléon;"

DELABORDE Henri
PRISE DE DAMIETTE.1219
Période 2e quart 19e siècle
Lieu de conservation Versailles ; musée national du château et des Trianons

 

DELABORDE Henri
Titre PRISE DE DAMIETTE.1219
Période 2e quart 19e siècle
Lieu de conservation Versailles ; musée national du château et des Trianons

 
Vie de Saint-Louis par Jean de Joinville :
prise de Damiette pendant la Croisade
(Bibliothèque Nationale de France à Paris) 
 
A oferenda foi no dia de São Lucas, dizendo ainda que se faltassem nozes seriam substituídas por trigo, isso com o consentimento de sua mulher e de seus filhos: Jordain, Guillaume, Emery, Estienne e Radulphe (Raoul), bem como remédio para a alma de seu pai, de sua mãe e de todos seus parentes.

A carta é transcrita no livro acima citado às fls 108,6; _ e o original está selado com as armas de Cavaleiro (Chevalier Jean Savary): écartelé, avec un lambel de six pièces mouvant du chef."

O mesmo cartulaire cita outra publicação datada de 1240, pelo qual o mesmo cavaleiro Jean Savary, senhor do Isle, faz doação, sobre a sua casa do Isle, de um cêsto de favas e de um cêsto de trigo, à medida de Cléon. O título é selado com um selo similar ao do ato precedente, (Cartul.Beaugerais, página 70.)
 

A casa dos Savary é extremamente antiga em Touraine, portando até hoje os mesmos armoriais. Mas não podemos deixar de manter a exatidão histórica e dispensar de reproduzir fielmente, no Museu de Versailles, o brasão do Cruzado Chevalier Jean Savary.

ARMES: écartelé, aux 1 et 4 d'or; aux 2 et 3 d'azur; au lambel de six pendants de gueules, posé en chef.

 

Fontes: Musée de VERSAILLES : Salles des Croisades (1844). Armes: blasons et parfois cimier, légende et devise, tenants et supports et autres ornements extérieurs.
 
     
 
© 1996/2013— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler.
História do Café no Brasil Imperial - brevescafe.net - Rio de Janeiro, RJ.