Fazenda de São Joaquim da Grama

Retornar

por Luis Ascendino Dantas  
 
     
     
 

Na encosta de um vale, vertente do Rio Piraí, sobre uma elevação de terreno, entre as ondulações da serra do Mar, que se estendem da cidade de Piraí à Vila do Rio Claro, assenta a sede da maior e mais importante fazenda que já teve o município de São João Marcos, em terras, culturas, gado e casarias. Ali foi edificado pelo Comendador Joaquim Breves o solar de sua família, a conhecida e histórica fazenda de São Joaquim da Gramma.

   
Ascendino Dantas, escritor de São João Marcos.
   

Sede principal da administração de inúmeras outras fazendas, foi um notável estabelecimento, centro de intensa atividade, principalmente até 1889, quando se extinguiu para sempre a vida de seu proprietário e benemérito cidadão.

São Joaquim da Gramma fazia lembrar uma pequena e pitoresca cidade entre montes e arvoredos, onde ao lado de um grande movimento, encontrava-se a paz, o conforto e todos os atrativos da vida social, mercê da hospitalidade generosa e cavalheiresca do Comendador Joaquim Breves e de usa Exma. consorte Dona Maria Izabel de Moraes Breves. Ali se reuniam frequentemente, em visita e em estação de recreio as mais distintas famílias do Rio de Janeiro, ligadas à família Breves por laços de amizade ou de parentesco.

Fachada principal da fazenda da Grama - Foto: Lucas Arcoverde.

O prédio de residência, de estilo colonial, imenso e majestoso, qual um castelo feudal, ficava à cavaleiro, construído sobre muralhas em anfiteatro, rodeado de lindos jardins e pomares, e dominando o vale, sulcado por aprazível ribeiro em vasto campo gramado, e mais além, um lindo panorama de serranias, esbatendo-se no horizonte pelo lado do poente. Tendo cerca de 45 metros de frente, era formado da parte central, de duas alas com dois pavimentos, dispostos simetricamente. Duas velhas escadarias de cantaria, pela ala direita e esquerda, atingiam um magnífico jardim, com estatuetas e azulejos, tudo do estilo genuinamente colonial, suspenso sobre a muralha da frente. Por esse plano tinha acesso o primeiro pavimento das alas. Outras duas escadarias davam acesso à entrada principal, no segundo pavimento, defrontando ali outro jardim, elevado sobre uma segunda muralha circular. Os vastos salões e aposentos, as áreas ajardinadas, varandas e dependências, que formavam o grandioso conjunto desta construção senhorial, podendo hospedar mais de duzentas pessoas, faziam evocar os maravilhosos palácios da antiguidade.

 

 
  DANTAS, Ascendino. Esboco biographico do Dr. Joaquim José de Sousa Breves: origem das fazendas São Joaquim da Gramma e Santo Antônio da Olaria : subsidios para a historia do municipio de São Joao Marcos. Rio de Janeiro, 1931. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ.  
 

© 1996/2012 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.