História do café no Brasil Imperial

Capítulo IX - Título


títulos
 

Casa de Cultura de Piraí

   

 

Na noite de sexta-feira, foi descerrada a placa de inauguração da Casa de Cultura de Piraí pelo prefeito Arthur (Tutuca); pelo ex-prefeito Pezão (atual Vice Governador); o diretor da Light, Monteiro de Barros; o secretário estadual Ricardo Cravo Albim, Secretaria Estadual de Cultura, vereadores de Piraí, prefeitos de outras localidades e outras autoridades.
Em seu discurso, o prefeito Tutuca ressaltou as parcerias firmadas com a Light, com a NovaDutra e outras empresas, o quê vem sendo a tônica de sua gestão, agradecendo a presença dos Souza Breves, autoridades e convidados. A chegada da ex-vedete Virginia Lane foi saudada por todos os presentes. Ela ganhou uma sala com fotografias e vestidos da época de ouro do teatro de revista.
O prédio centenário da antiga Cadeia Pública foi totalmente reformado e preparado para receber as instalações da Casa de Cultura, sendo construído um anexo para ser ocupado pela Secretaria de Cultura de Piraí e um pátio interno para eventos.
No pátio interno, com bar anexo, foi servido coquetel assinado pelo Buffet do MAM-Rio de Janeiro, que utilizou os produtos da região: tilápia e macadâmia.
Também no pátio interno houve a apresentação do grupo de jongo de Arrozal, remanescentes da antiga propriedade rural do Capitão-mor José de Souza Breves, a fazenda da Cachoeira. Encantaram a todos a batida dos tambores, os pontos e a alegoria da dança dos escravos.
Fotógrafos, jornalistas e integrantes da mídia registraram o evento.
A exposição mostra a história do Vale do Paraíba, dos tempos do café, da industrialização. Com espaços destinados à história da Light Serviços de Eletricidade S.A, com maquetes das “plantations”, de interiores das casas-grande de fazendas; o espaço Virginia Lane; e da sala destinada aos Souza Breves, maiores cafeicultores do Brasil Império, com destaque ao “rei do café” Joaquim José de Souza Breves e sua família.
Os piraienses e convidados assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, antes da inauguração da Casa de Cultura, especialmente contratada para a ocasião pelo prefeito, com o patrocínio da NovaDutra.
A coluna do Jornal Diário do Vale publicou alguns “cliques” do acontecimento cultural em Piraí. Abaixo, fotos do evento.
 

 

Solenidade da inauguração - Prefeito Tutuca

Solenidade da inauguração - Pezão discursando

Jongo do Arrozal

A festa no pátio interno

Aspectos da exposição

Virginia Lane na sua sala

Coleção de retratos - Família Breves

Exposição

Exposição

Concerto da Sinfônica de São José dos Campos

Retornar


© 1996/2007— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial - Rio de Janeiro, RJ.