A capela de São Joaquim da Grama. Última morada?

Retornar

 
     
 

 
 

Capela da fazenda de São Joaquim da Grama. Rio Claro, RJ. Foto: J. Streva. Março 1911.

 
     
 
Em 30 de abril de 1887 declarava em seu testamento o Comendador Joaquim Breves que estava construindo um templo.

"Declaro que estou construindo um templo no campo desta minha fazenda de São Joaquim, e que quero que seja concluído... E para patrimônio da dita igreja, lego um terreno em redor do mesmo templo, que levará três alqueires de planta de milho (medida antiga), pouco mais ou menos, sendo a divisa na grota da pedreira, principiando na cerca de bambus pelo córrego abaixo até a estrada que segue para a fazenda São Sebastião, e por essa direção até de fronte da outra cerca de bambus, e por essa adiante até voltar à grota da pedreira já mencionada onde começa a mesma divisa".

Após a libertação dos escravos no Brasil morria na Fazenda de São Joaquim da Gramma, Passa-Três, distrito de Rio Claro, em 30/09/1889, o Comendador Joaquim José de Souza Breves. Enterrado na Capela que ele mesmo mandara edificar, solicitava em seu testamento um enterro simples, sem galões dourados ou de prata no caixão.
 
     
  Nas catacumbas da capela, nas paredes laterais, repousavam: Joaquim Breves, sua mulher Maria Isabel, e suas filhas Leôncia e Maria Isabel.  
   
  Com o caso Leopoldo Heitor - "o advogado do diabo", como era chamado na época, túmulos foram violados, a Cúria encerrou os ofícios religiosos na capela com abertura de um processo e, os corpos foram transferidos para o cemitério de Barra do Piraí. Por ocasião do centenário de sua morte, o comendador Breves foi lembrado em Barra do Piraí, pelo Conselho Municipal de Cultura, em 26 de julho de 1990, com a colocação de um dístico latino em seu túmulo.  
   
   
   
   
     
     
  BREVES, Reynato Frazão de Souza. A Saga dos Breves: sua família, genealogia, histórias e tradições. Ed. Valença. 1995..  
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.