O livro de registros

Retornar

 
     
  Livro de Nascimentos, Óbitos, Batismos e Casamentos de todas as fazendas do comendador Joaquim José de Souza Breves: o "Rei do Café". Arquivo da Paróquia de Sant'Anna do Piraí.  
     
  Nascimentos e Batismos  
     
   
  Batismo de Livre: Ao primeiro dia do mês de janeiro de 1873 no Oratório desta Fazenda de São Joaquim da Grama, o Reverendo Padre João de Castro Guimarães, batizou e pôs os Santos Óleos na inocente LEÔNCIA, parda clara, livre, nascida a 12 de junho de 1872, filha natural de Isabel, parda liberta. Foram padrinhos o Dr. João Pedreira do Couto Ferraz, representado por procuração por Joaquim Caetano Alves e, a Exma. Sra. D. Leôncia de Souza Breves.  
  Nota: Dona Leôncia de Souza Breves, filha do comendador Joaquim Breves, foi casada com o Deputado Luiz Alves Leite de Oliveira Bello. Batizou inúmeras crianças na fazenda da Grama e, muitas delas adotavam o seu nome.  
     
     
   
  Batismo: Aos 10 de julho de 1869 o Padre Theophilo Guedes batizou e pôs os Santos Óleos a inocente Maria Ritta, filha legítima do Tenente Coronel Silvino José da Costa e de sua mulher Dona Maria Isabel Breves Costa. Foram padrinhos o Sr. Comendador José de Souza Breves e Dona Saturnina de Souza Breves. Nasceu a 3 de junho do dito ano.  
     
     
     
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.