O livro de registros

Retornar

 
     
  Livro de Nascimentos, Óbitos, Batismos e Casamentos de todas as fazendas do comendador Joaquim José de Souza Breves: o "Rei do Café". Arquivo da Paróquia de Sant'Anna do Piraí.  
     
  Óbitos  
     
   
  Óbito: Hoje 6 de setembro de 1875, às 3 horas e 20 minutos da manhã, faleceu na fazenda das Palmeiras, o Sr. José Frazão de Souza Breves, e foi sepultado no Cemitério da Cidade de Piraí, às 5 horas da tarde.  
  Nota: José Frazão é filho do comendador Joaquim Breves. Fazendeiro em Piraí, proprietário da fazenda das Palmeiras, coronel de Polícia, realizou inúmeros negócios junto com seu pai. Atuou em diversas frentes dos negócios familiares: na Marambaia e Itacuruçá com o transporte de pessoas, víveres e escravos; como administrador de diversas fazendas de Joaquim Breves.  
     
     
   
  Óbito: No dia 17 de outubro faleceu na Corte o barão de São João do Príncipe com 69 anos de idade.  
  Nota: O barão com grandeza de SÃO JOÃO DO PRÍNCIPE foi Ananias de Oliveira e Souza que faleceu em 16 de Outubro de 1871. Era Dignitário da Imperial Ordem da Rosa e Comendador da Imperial Ordem de Cristo.  
     
   
  Óbito: No dia 2 de julho de 1875, faleceu em Paris, o Dr. Luiz Cezar de Lima e Silva e foi sepultado no Cemitério do Pere Lachese.  
  Nota:  
     
   
  Óbito de Livre:  
  [1] Faleceu em Piraí no dia 9 de agosto de 1876 o Dr. Joaquim José de Moraes Costa.  
  [2] Faleceu em São João do Príncipe no dia 6 de junho de 1879 o Dr. José da Rocha Vianna.  
  [3] Faleceu nesta fazenda (São Joaquim da Grama) no dia 30 de julho de 1879, o Sr. José Ferreira de Castilho.  
  [4] Faleceu no dia 5 de julho de 1879, o Sr. Comendador José de Souza Breves.  
  [5] Faleceu no dia 3 de novembro de 1879 o Sr. Tenente Coronel Silvino José da Costa.  
     
  Nota:

[4] O comendador José de Souza Breves, irmão do rei do café - Joaquim Breves -, foi proprietário da fazenda de São José do Pinheiro, que deu origem ao município de Pinheiral, RJ; foi proprietário da fazenda do Bracuí em Angra dos Reis; da fazenda da Cachoeira em Arrozal.

[5] Silvino José da Costa, Coronel de Polícia e Comendador, nascido em 1788 e falecido em 21 de janeiro de 1865 na Fazenda Bela Aliança em Piraí. Filho de Manoel da Costa, natural de Portugal e de Dona Maria Luísa do Rio de Janeiro. Foi o 4o. Presidente da Câmara Municipal de Piraí no período (1846 a 1848). Foi proprietário das fazendas Bela Aliança, Botafogo e Bela Vista em Piraí conforme dados extraídos de seu inventário aberto em 1865. Casou-se com Ana Clara Breves de Moraes, filha do Barão do Piraí José Gonçalves de Moraes e da Baronesa do Piraí Cecília Pimenta de Almeida Frazão de Souza Breves.

 
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.