Retornar

José Luiz Breves Gomes

O barão de Mambucaba

Fazenda Ponte Alta (Hotel). Barra do Piraí, RJ.


José Luiz Breves Gomes - Barão de Mambucaba:

Nascido em Piraí em 1780 e falecido em 30/01/1855, sendo sepultado no cemitério da extinta Irmandade do S. S. Sacramento. Sargento-mór de Milícias, Alferes do Segundo Batalhão de Angra dos Reis, foi um dos grandes benfeitores de Piraí, onde possuía as Fazendas de "Santa Maria" e "Ponte Alta" antigo Engenho das Pedras.

Assentou praça com 11 anos em 25 de abril de 1791, passando de paisano a alferes, por Decreto de 13 de maio de 1809, passou a tenente agregado, por Decreto de 12 de outubro de 1819, passou a Capitão da 5ª Cia. e por último Major graduado por carta patente de D. Pedro I em 11 de novembro de 1824. Em 1841 recebeu a Comenda da Ordem da Rosa e, em 02/12/1854, foi agraciado com o título de barão de Mambucaba.

Vereador, presidente da Câmara e delegado de Polícia em Piraí. Juiz de Paz em Mambucaba, distrito de Angra dos Reis. Filho do Capitão Francisco Luiz Gomes e de d. Anna Margarida de Jesus de Souza Breves, nascida em São João Marcos, e falecida em 1852.

Fazenda Santa Maria (Hotel Fazenda Arvoredo) Barra do Piraí, RJ.

Casou-se pela segunda vez com d. Maria Rosa e Silva, filha do Capitão José Tomás da Silva e de d. Rosa Maria Conceição.

Pais de: Do primeiro casamento: - José Gomes

Do segundo casamento: José Luiz Gomes Júnior, Joaquim Gomes, Francisco Luiz Gomes, Antônio Francisco Gomes, Camilo Gomes, Ana Gomes, Emiliana Isabel Gomes, Sofia Gomes, Maria Rita Gomes, Rosa Luiza Gomes (Luizinha), Virginia Eufrosina Gomes.

Deveria ter sido agraciado com o título de Barão de Piraí, mas tal distinção coube a José Gonçalves de MORAES - Barão de Piraí, com grandeza.

 

 

 

 

     

© 1996/2007— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler

História do Café no Brasil Imperial - Rio de Janeiro, RJ.