Resende e São Vicente Ferrer

Retornar

 
     
 

 
 

 

 
 

Capítulo

 
     
 
 
Resende

No dia 13 de julho de 1848 Resende deixava de ser uma simples Vila para ser elevada à categoria de cidade.
A população de Resende, segundo dados de 1842, era de 18.477 habitantes, sendo 9.814 livres e 8.663 escravos. O município era dividido em seis distritos: Cidade, Campos Elíseos, Bom Jesus de Sant’Ana dos Tocos (submerso pela represa do Funil), Boa Vista (hoje Engenheiro Passos), Santo Antônio da Vargem Grande e São Vicente Ferrer (hoje Fumaça).

O café era levado para o Porto de Angra dos Reis no lombo de burros, demorando cerca de oito dias nesse percurso. Um certo Vasquez empreendeu uma viagem de barco de Barra Mansa até o local da atual represa do Funil. Ali ficava o distrito de Sant’Ana dos Tocos, um dos maiores produtores de café entre os distritos. Foi o começo da navegação fluvial pelo Paraíba. Mais de 60 barcas levavam o café dos armazéns de Sant’Ana dos Tocos, de Campo Belo (hoje Itatiaia) e de Resende até Barra do Piraí, onde era feita a baldeação para os trens da Estrada de Ferro D. Pedro II, atual Central do Brasil. O percurso até o Porto do Rio durava um dia e custava a quarta parte do preço.

Atualmente, em divisão territorial ocorrida em 15/07/1997, o município é constituído de 5 distritos:  Resende, Agulhas Negras, Engenheiro Passos, Fumaça Pedra Selada.

 

 
     
     
     
 

© 1996/2010 — Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler
História do Café no Brasil Imperial -
http://www.brevescafe.xpg.com.br - Rio de Janeiro, RJ.