Fazenda de Santo Antônio da Olaria

... "Possuem imensas terras, florestas quase impenetráveis, cujos refúgios são os únicos as conhecer. Milhares de escravos lhes pertencem a quem podem amotinar para opor a força à força. O nosso novo hospedeiro era destes a quem se atribuíam estas espécies de lendas, e o primeiro aspecto de sua moradia contribuía para reforçar a credulidade daquilo que se ouvira narrar.
Ao terminar o jantar apareceu o fazendeiro - o todo poderoso, Coronel Joaquim José de Souza Breves. Era um homem de setenta e três anos, que não parecia contar mais de cinquenta; homem de seis pés de altura. Apesar do aspecto um tanto bravio, tinha ares de grande fidalgo. Quando entrou na sala, vestido como um roceiro, metido em botas que lhe iam até o alto das coxas, levantaram-se todos. Os filhos e netos vieram beijar-lhe a mão, e os escravos curvaram-se para lhe pedir a benção. (Conde d’Ursel - 1873 - Ref_1) D'URSEL, Charles Marie L. Comte. Sud-Amérique, séjours et voyages au Brésil, à La Plata, au Chili, en Bolivie ... 1876. Livros Raros. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. TAUNAY, Affonso de Escragnolle. História do Café no Brasil, Rio de Janeiro, Departamento Nacional do Café. Tomo VIII. 1939.

 

   © 1996/2022— Todos os direitos reservados: Aloysio Clemente M. I. de J. Breves Beiler. História do Café no Brasil Imperial - brevescafe.net - Rio de Janeiro, RJ.
....   
....
....